Hacklab Independência

From HackerspaceWiki
Jump to: navigation, search
Hacklab Independência
Status building
Country Brazil
State or District Rio Grande do Sul
City Porto Alegre
Date of founding 2013/02/31Unable to interpret the "2013/02/31" input value as valid date or time component with "Month 2 in year 2013 did not have 31 days in this calendar model." being reported.
Last Updated 2014-07-02
Website http://www.hi.ato.br
Wiki http://wiki.hi.ato.br
IRC irc://irc.freenode.net/#hiatobr
Jabber hiatobr@jabber.at
Phone
55 5130289772
Twitter https://twitter.com/hiato br
E-mail hiatobr@riseup.net
Snail mail


 Porto Alegre
Brazil

Number of members 1
Membership fee BRL 0,00
Size of rooms 1m² (enough for the server)
Members Hiato
Open to Exchanges? yes
Open to Residencies? yes
Location


vCard download

Home of http://www.hi.ato.br, http://ninguem.tem.blog.br, https://baixo.de, https://capoeira.li

Este é um hacklab sem espaço físico. O espaço físico que existia, que era em conjunto com o Hackerspace Matehackers, e ficava na avenida Independência em Porto Alegre foi fechado. (Desta avenida veio um dos motivos para o nome deste Hacklab).

Histórico[edit]

Hacklab Independência era a interface do Matehackers mais voltada para ação direta e descentralização do que o foco no espaço propriamente dito.

As atividades deste hacklab foram e são documentadas na wiki ou no próprio site do Matehackers. Isto está descentralizado e meio perdido propositalmente.

O Hacklab Independência permitiu que pessoas que não gostam de formalidades, identificação, registros, pudessem fazer uso do espaço do Matehackers na avenida Independência com pouco ou nenhum entrave aos seus comprometimentos ideológicos.

O ambiente extremamente informal e anárquico proporcionado pelo Hacklab Independência também foi importante para garantir o espaço de grupos e indivíduos envolvidos com militância e ativismo político.

Contexto atual[edit]

Por enquanto o Hacklab Independência serve como esporo de resistência tecnológica, sendo o servidor onde está hospedado o site o espaço reservado a isto, e também alvo de ataque toda vez que existe um envolvimento explícito com movimentos sociais ou outros movimentos relevantes socialmente.

A dinâmica continua a mesma, as relações pessoais e as redes de pessoas que fazem o Hacklab Independência continuam não sendo mapeadas, registradas, catalogadas e mudam de nome, lugar, dinâmica, conforme a necessidade.

Página criada na rede de baixo: https://baixo.de/groups/profile/262/hiatobr

#Independência #Liberdade #Autonomia #Anarquismo #Anonimato